Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola e pertencente à The Coca-Cola Company, empresa que comercializa seus produtos em mais de 200 países. O nome coca-cola é porque, ela era fabricada originalmente com folhas de coca e com a noz-de-cola, por isso recebeu esse nome, e atualmente, a empresa já não fabrica mais com as folhas de coca. A Coca-Cola surgiu através de um farmacêutico chamado John Pemberton na cidade de Atlanta, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos.
Slogans da Coca- Cola :
1942: “A pausa que refresca”
Desde a sua fundação, a Coca Cola passou por diversos donos, e a receita ia passando para cada um. Em 1897, a Coca-Cola começou seu processo de internacionalização, chegando no Canadá, e no México. Em 1916, foi realizado um concurso para mudar o design para a garrafa de Coca Cola. No final de 1918, a Coca foi vendida para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley, e apenas dois anos depois, mais de 1000 empresas engarrafadoras realizavam a produção e distribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos.
Isso porque os anúncios da coca-cola foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff, que comandou a empresa por 60 anos era o de assegurar que todo mundo experimentasse a coca- cola e a tornasse uma bebida perfeita. Hoje a coca- cola é um perceptível produtoda industrial cultural de massa, ao qual o objetivo de Woodruff foi alcançado, decadente à revolução industrial com o surgimento expressivo da cultura de massa.
Paralela a revolução industrial, surge claramente à cultura de massa e os seus produtos. Ao qual tem como objetivo apenas atingir o mercado, impregnando fetiches nos seus produtos para que o consumo aumente cada vez mais. A Coca-Cola é um exemplo de produto de massa cultural e esta relacionada com os aspectos citados acima.
Podemos definir a Coca Cola como “ícone” do capitalismo, pois ela faz parte de uma lista seleta de produtos que não são mais “meros produtos”, são itens da cultura americana e que espalham o estilo americano de viver. Assim, estabeleceram um modo de cultura de massa pelo mundo, ressaltando o Modus operandi ( em português Modo de Operação) da expansão imperialista-cultural da Coca-Cola, de uma forma natural e muito eficiente.
Slogans da Coca- Cola :
1942: “A pausa que refresca”
1952: “Isto faz um bem”
1957: “Signo de bom gosto”
1960: “Coca-Cola refresca melhor”
1964: “Tudo vai melhor com Coca-Cola”
1970: “Isso é que é”
1976: “Coca-Cola dá mais vida”
1979: “Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida.”
1982: “Coca-Cola é isso aí”
1988: “Emoção pra valer!”
1993: “Sempre Coca-Cola”
2000: “Curta”
2001: “Gostoso é viver”
2003: “Essa é a real”
2004: “Viva o que é bom”
2006: “O lado Coca-Cola da vida”
2007: “Viva o lado Coca-Cola da música”
2008: “Cada gota vale a pena”
2009: “Sua felicidade transforma!”
por Matheus I. Borges
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