segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aula 4 - A Era de Ouro do Rádio...


O Rádio é a grande sensação desta década:


1933 - 50 mil receptores de rádio no Rio de Janeiro e 3 transmissoras em São Paulo.

1938 - 10 emissoras só na cidade de São Paulo e 24 no interior do estado.
Aparecem os spots, os programas associados à marcas e os jingles.
Os produtos farmacêuticos ainda são os maiores anunciantes, mas começam a aparecer também as cervejas, loterias , cigarros , automóveis e lubrificantes , pneus , lâmpadas e cremes dentais .
Surgem os primeiros outdoors, com anúncios da Ford, Chevrolet, Goodyear, Pirelli, Atlas, Essolube, Texaco, Atlantic, Frigidaire, Cinzano e Gancia.
Nos jornais, a concorrência se dava através de competição, réplicas e tréplicas dos anunciantes.



1940 - 1949
Fase um pouco mais expressiva na criatividade. Período áureo do jingle, merecendo destaque os da Coca-Cola, da Lever e da Sonrisal. São criadas as datas promocionais, como Dia dos Pais , Dias das Mães, para aquecer o período mais fraco do comércio.

Período de grande trabalho, e é quando as agências se sobrecarregam e passam a ter necessidade de trabalhar até tarde da noite.
Primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda, com Conselho
Nacional de Imprensa (CNI) e da Associação Brasileira de Propaganda (ABA).
Em fevereiro de 1949 acontece um convênio entre as principais agências
para a fixação de normas padrão para a regulamentação da propaganda,
resultando no surgimento da Associação Brasileira de Agências de Propaganda - ABAP

Agora o desafio é outro... Para a próxima aula, busque os jingles mais famosos da época e poste para todos nós ouvirmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário