segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ki-Suco

O “popularíssimo” Ki Suco nasceu em 1927 nos EUA com o nome de Kool Aid. Quem o inventou foi o casal Edwin e Kitty Perkins, donos de uma empresa de sucos concentrados e engarrafados. Mas o produto oferecido por eles era bastante caro, quebrava e/ou estragava com facilidade. Ao tentar encontrar a solução, transformou o suco em pó e, no ano seguinte, lançou o novo suco no mercado. O refresco teve um sucesso tão instantâneo nos Estados Unidos e depois na América Latina, que a empresa se desfez de todos os outros produtos e se dedicou apenas ao refresco em pó Kool-Aid. Atualmente o Ki Suco sumiu da mesa das famílias brasileiras, mas continua presente em mais de 80 países e possui cerca de 20 sabores diferentes.

Em 1961 o produto foi lançado no Brasil, a princípio, com o nome de Q-Suco (com Q no inicio). Somente no ano de 1964 os envelopes do produto foram modernizados para receber a imagem da simpática Jarrinha sorridente criada dez anos antes. E para promover ainda mais o produto, milhares de jarras de plástico foram dadas como brindes. Já no finalzinho dos anos 60 o Q-Suco passou a se chamar KI-SUCO. Na época o famoso Ki-Suco custava uma média de 0,15 centavos. O preço fazia com que muitos experimentassem, até porque para a maioria na época refrigerante era luxo. Um saquinho pequeno rendia 1 litro, mais precisava de muito açúcar para conseguir adoçar.


No ano de 1975 a famosa jarrinha sorridente ganhou um corpo, deram-lhe braços e pernas. A partir daí o mascote tornou-se uma figura constante em tudo que se referisse ao Ki Suco. O personagem se tornou tão famoso, que até ganhou o direito de ter seus pés gravados na Calçada da Fama, em Hollywood.


Minha tia conta que o Ki-Suco era saboroso, ela adorava o de uva, mas diz que o de morango era ainda melhor . Quando ia para a casa dos amigos, batiam no liquidificador com gelo para ficar mais cremoso e tomavam com pipoca. ''A gente via muito nas escolas e em aniversários as crianças tomando esse suco''.
Minha vó misturava o Ki-Suco com refrigerante, ela adorava e ficava uma delicia.


Criação: Chico Oliveira
Produção: Pauta
Ano: 1959


Késia Antunes de Souza

10 comentários:

  1. fala mais desses paises qe ainda vende kk

    ResponderExcluir
  2. fala mais desses paises qe ainda vende kk

    ResponderExcluir
  3. KI-SUCO ESTA VOLTANDO AO MERCADO NO BRASIL. FABRICADO E DISTRIBUIDO PELA KRAFT HEINZ

    ResponderExcluir
  4. Me criei bebendo Ki suco e nunca tive problema de saúde, tenho 51 anos e saúde perfeita, hoje em dia tudo faz mal...pois é né!

    ResponderExcluir
  5. eu adorava ki suco ,quebrava gelo e colocava ki suco de morango e fazia raspadinha kkkk

    ResponderExcluir
  6. Adorava o de groselha, sinto saudade do sabor.

    ResponderExcluir
  7. eu adorava esse suco , ero só oque tinha na época

    ResponderExcluir
  8. Quando criança, juntava e e meus irmãos, que eram nove no total, comprava um pão de meio quilo, um saquinho de Ki-Suco. A gente dividia o pão, o Ki-suco e assistíamos Sessão da Tarde. Já se passaram mais de quarenta anos. Que saudades daquele tempo simples.

    ResponderExcluir