segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aula 2 - Imperialismo cultural


É o nome dado a um conjunto de políticas que têm por objetivo ampliar a esfera de influência geopolítica de um país sobre outro (ou outros), impondo-lhe(s) a sua cultura.

O imperialismo não pode ser visto apenas como um processo de dominação política e econômica de uma nação mais rica e poderosa sobre uma região ou um país mais pobre.

Há também outra forma de dominação: o imperialismo cultural, ou seja, a imposição de valores, hábitos de consumo e influências culturais que se tornam uma espécie de padrão cultural a ser seguido pelo país dominado.

Muitas vezes, o imperialismo cultural assume a forma de injetar a cultura ou a língua natural de uma nação em outra. Geralmente a primeira é uma grande potência militar ou economicamente poderosa nação.
Imperialismo cultural pode se referir a uma política ativa e formal ou de uma atitude geral. O termo é geralmente usado em um sentido pejorativo, juntamente com uma chamada de rejeição à influência estrangeira.

Os impérios durante toda a história foram estabelecidos usando a guerra e o imperialismo militar. As populações conquistadas tenderam a ser absorvidas pela cultura dominante, ou adquirir seus atributos indiretamente.

O imperialismo cultural é uma forma de influência cultural distinguida de outras pelo uso de força, tal como a militar ou econômica.

A influência cultural é um processo que sempre ocorre entre todas as culturas que têm contato uma com a outra.

Por exemplo, as tradições musicais africanas influenciaram a música afro-americana, que por sua vez influenciou a música popular americana - mas o imperialismo cultural não tem nada a ver com essa transmissão.

Similarmente, a ascensão da popularidade do Yoga (da Índia) em nações ocidentais nunca dependeu em qualquer tipo da força. Do mesmo modo, os povos de estados, nações e culturas mais pobres ou menos poderosos adaptam frequentemente e livremente práticas e artefatos culturais de sociedades mais poderosas e mais ricas sem nenhuma força estar sendo necessariamente aplicada.

Quando os povos adotam livremente as práticas culturais de outros, o uso da frase pejorativa “imperialismo cultural” se torna problemático.

Quando força é ausente da influência cultural, o uso do termo “imperialismo cultural” pode facilmente transformar-se uma tática de debate que envolve radicalismo, o xenofobia e o nacionalismo latentes - as respostas emocionais à influência cultural que é presente em todas as culturas que já tiveram contato com outras em algum período da história.

O imperialismo cultural dos EUA atua sobre o mundo inteiro, mas é melhor observado nos países menos desenvolvidos, como o Brasil. Filmes, alimentos, expressões, termos e roupas são exemplos da influência exercida pelos norte-americanos no país. A indústria cultural traz muitos lucros para os EUA e outros países "produtores de cultura".

Agora, vamos entender, a partir da teoria exposta como a Coca-Cola se estabeleceu no Mundo através da sua comunicação....

(material em PPT em anexo no email da turma)

Exercicio para casa:
Ache um material publicitário realizado pela coca-cola, mas ele deve ser bem antigo e interessante. Poste-o e faça um texto de 5 linhas sobre Imperialismo cultural e Coca-cola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário