segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Menininha Nhac da Claybom


Eu sou do tempo do, café com leite e pão com manteiga, como café da manhã.
Simples mas, com sustância... não era assim que os pais falavam antigamente?
"Nada de comer besteira, tem que comer coisas pra crescer e ficar forte."

A gente ia na "venda", compra um litro de leite (garrafa de vidro) e uma bengala.
Não sabe o que é bengala? Clique nas imagens abaixo:

É aquele pão grande, que a gente cortava em fatias... vide fotos acima.

Como era bom, gente!
E, determinados costumes, a gente leva para o resto da vida.
Eu a-do-ro café com leite (no copo americano) e pão com manteiga... pena que não se encontra mais, o pão "begala".
Hoje, é mais comum, o pãozinho francês.

Sabe...
Eu adoro todo tipo de arte (quem me conhece já sabe dessa peculiaridade).
E dentre as artes que admiro, está a propaganda... afinal, é uma arte de criação, para divulgar os mais diversos produtos.
Mas, eu sou do tempo das boas propagandas.
Fossem elas em forma de noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e pôsteres.

Atualmente, com raríssimas exceções, existe um apelo quase negativo em boa parte das propagandas.
É só ver as propagandas de cerveja, por exemplo, (dando à entender que, quem bebe pega todas, é bem sucedido e tal)... e por aí vai.

Bom... então, para matar saudades das propagandas que mostravam à que vinham, segue uma das minhas preferidas:
Margarina Claybom.

Quem é que não lembra da menininha com aquela boca enorme, abocanhando a fatia de pão?
A margarina Claybom foi lançada pela Anderson Clayton em 1950 em latas redondas.
No final daquela década, foi a primeira margarina do Brasil em tabletes – acondicionados em película de alumínio.
A Claybom ganhou um adicional na década de 70, quando já era vendida em potes de PVC de 250g, ainda redondos, impressos em flexo: foi a criação da Menininha Nhac, que acabou virando um ícone da marca.
Ela aparecia em todos os anúncios da margarina Claybom Cremoso, na TV e em revistas.

Nosso estúdio animou a série com a antológica menininha da Claybom. Esse foi um dos últimos com a personagem.
www.danmess.com


Por
Márcio Chaves Rodrigues

4 comentários:

  1. Eu estou tentando achar o primeiro, da década de 70, com o lançamento da menininha, para comparar a "tecnologia" da época com a de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Antes da criação da menininha (animação),no final dos anos 60 ... foi filmado uma série de comerciais de tv com crianças. Numa delas a menininha dúzia : Manhêêê ..olha o Nando falando de boca cheia outra vez ....
    Alguém se lembra disso? - Essa menininha era uma criança real ...que foi substituída pelo "desenho animado" da menininha Nhac .
    Só para esclarecer todo esse meu conhecimento ..Durante uns 3 anos ... eu era a menina loirinha... vom franjinha ..vestidinho vermelho, contratada pela Anderson Claytom para comerciais da margarina Claybom.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Márcio Chaves Rodrigues,
    Solicito à exclusão dessa postagem haja visto que a autoria é minha, vide link abaixo.
    A minha postagem se deu em junho de 2010.
    Na verdade, eu nem me importaria se você replicasse minha publicação, com uma comunicação prévia ou,dando os devidos créditos.
    Mas, como isso não ocorreu, solicito que a sua postagem seja retirada, sob pena de exclusão do seu blog.
    A plataforma do Blogger já está ciente e aguardando meu comunicado.
    Sem mais,
    Atenciosamente.
    Bruxx (Vassourando.com)

    Link da postagem original:
    https://www.vassourando.com/2010/06/propagandas-antigas-menininha-nhac-da.html

    ResponderExcluir
  4. No aguardo de um posicionamento seu.
    Obrigada!

    ResponderExcluir