Coca-Cola é uma das marcas mais persistente na história. É
uma das maiores marcas sobreviventes, e, portanto, considerados entre as
empresas mais bem sucedidas. A razão, em parte disso, é a sua forte publicidade
e marketing. Coca-Cola sempre confiou em publicidade para promover e
comercializar a sua marca, e é por isso que eles estão sempre no topo de seu
jogo, por mais de um século! Coca-Cola, de fato, é muito ligada a cultura pop
americana, e por não dizer o mundo inteiro.
1800
Foi a data memorável de 08 de maio de 1886, onde tudo
começou. John Pemberton vendeu a bebida Coca-Cola pela primeira vez numa
lanchonete na Farmácia de Jacob, Atlanta. Posteriormente, ele publicou o
anúncio da Coca-Cola em primeiro lugar no Atlanta Journal.
Há pouca criatividade encontrada no primeiro anúncio, apenas
algum texto. Nenhuma fonte estilosa, sem imagens, sem truques. O anúncio de
jornal mostrou pela primeira vez o slogan da empresa (e, definitivamente, a
última) vez: “Deliciosa! Refrescante! Emocionante! Revigorante! ”
Em seguida, John Pemberton colocou o anúncio em um jornal
mais longo e mais persuasivo. Ele ainda promoveu a bebida como uma bebida
“deliciosa, estimulante, refrescante e revigorante”, mas acrescentou promete
mais que a bebida é uma “bebida intelectual”, “bebida de temperança”, “tônico
cerebral”, e ainda afirma ser capaz de ‘dor de cabeça, nevralgia, histeria,
melancolia “cura e muito mais.
Claro, essas afirmações não são plausíveis, mas cem anos
antes não havia organizações de regulamentação da publicidade. Jornais durante
esta época estavam cheios de publicidade fraudulenta por médicos charlatões e
golpistas. Diferente de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário